A mastopexia tem como objetivo reverter a queda ou
flacidez das mamas, com a finalidade de suspendê-las, dando-lhes também um contorno mais belo.
O que é a mastopexia?
A mastopexia é uma
cirurgia plástica que tem como objetivo levantar os seios, reposicionando a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele, gordura e glândula para se conseguir um aspecto de mama mais jovem e bela.
Outros nomes para esse procedimento:
Lifting de seios, lifting de mama, mastopexia com prótese,
mastopexia sem prótese, cirurgia de masto, masto com prótese.
Também popularmente conhecido como cirurgia para levantar os seios.
Para quem é indicada a mastopexia?
Cirurgia que tem na queda (ptose) mamária sua indicação. O esvaziamento das mamas ou consistência gordurosa, sua flacidez acentuada, com excesso de pele e enfraquecimento das estruturas de sustentação, são os fatores que compõem o quadro de ptose mamária.
Nessa situação, elementos importantes da mama, como a aréola, encontram-se em posição abaixo do nível normal, deixando a aparências de seios caídos.
As causas principais desse fenômeno são gestações prévias, amamentação, envelhecimento, oscilações de peso e fatores constitucionais próprios do organismo.
As mamas são um importante símbolo da feminilidade. A mulher que sofre com esse quadro sente uma enorme necessidade de corrigi-lo, para se sentir inteira e
autoconfiante.
De uma forma geral, quando há esse diagnóstico, a introdução da
prótese mamária por si só NÃO é capaz de harmonizar essa região do corpo, havendo necessidade de se proceder também à retirada de pele.
Portanto, mesmo que se estenda a cicatriz, o ganho final com essa
cirurgia é fantástico por melhorar muito a posição dos seios flácidos e a forma da mama.
Em outras palavras… Procedimento realizado para corrigir a flacidez da mama, a
mastopexia consiste na retirada de pele e reorganização do tecido mamário, para se atingir uma melhor sustentação das mamas.
Com isso, se consegue posicionar as mamas de forma muito mais bela, e melhorar o seu formato. Muitas vezes, se utiliza uma prótese de
silicone, que terá a função de projetar um pouco mais as mamas, em áreas que necessitam de mais volume, como por exemplo, o colo.
Em grande parte dos casos, a cirurgia resulta numa cicatriz em forma de “T” invertido, que fica bem escondida.
O
Dr. André Ahmed realiza essa cirurgia com muita frequência, tendo a expertise necessária para atingir o resultado mais harmonioso e natural possível, considerando as particularidades de cada caso. São inúmeras pacientes super satisfeitas!
O que fazer quando a mulher sofre com a ptose mamária?
Muitas mulheres, seja qual for a idade, a fim de recuperarem o seu bem-estar, buscam a cirurgia para levantar os seios.
E isso é ótimo, porque um dos pontos da cirurgia plástica é justamente melhorar a forma como uma pessoa se enxerga. Afinal, autoestima é tudo e seios são importante símbolo da feminilidade.
No texto a seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre a mastopexia, uma cirurgia focada em levantar os seios e que está entre as 10 principais
cirurgias estéticas mais procuradas pelas mulheres brasileiras.
Então, se você tem vontade de realizar esse procedimento, mas ainda tem dúvidas sobre ele, acompanhe a leitura e saiba mais sobre a suspensão dos seios.
O que é mastopexia?
Muitas mulheres, quando se veem com os seios caídos, buscam alternativas para resolver a questão. E uma das mais comuns é recorrer à cirurgia mastopexia, intervenção cirúrgica que visa levantar as mamas.
Também chamada de lifting de mamas, a mastopexia tem o objetivo de remodelar e fazer o levantamento das mamas da mulher – que, no momento, estão flácidos e caídos (a chamada ptose mamária).
Geralmente, o lifting mamário é indicado para mulheres que estão insatisfeitas com a flacidez dos seios ou com o seu caimento.
Tipos de mastopexia
Com a evolução da medicina, já existem diversas maneiras para solucionar questões estéticas que incomodam as pessoas.
Na cirurgia de mastopexia, por exemplo, existem dois tipos possíveis de ser realizada. Conheça quais são:
Mastopexia clássica
A mastopexia clássica é aquela que é feita sem o uso de prótese. Nesse caso, a cirurgia é realizada apenas para corrigir a flacidez dos seios.
Mastopexia com prótese
A masto com protese, como o nome já sugere, é realizada tanto para solucionar a flacidez das mamas quanto para aumentá-las. Sendo assim, a silhueta da mulher torna-se mais preenchida.
Atualmente, esses dois
procedimentos – isto é, o lifting de seios e a mamoplastia de aumento – são realizados em conjunto quando uma mulher busca suspender seios. Isso acontece porque a maioria das pacientes buscam tanto uma cirurgia para levantar as mamas quanto para aumentá-las.
Vale lembrar que, muitas vezes, o cirurgião não pode optar por
próteses muito grandes, pois a retirada de pele não pode ocorrer sob tensão, pelo risco de abrir os pontos. Portanto, é muito importante que a escolha do volume seja moderada.
Por que a cirurgia mastopexia com prótese é procurada?
Uma pessoa pode ter diversos problemas em sua vida, sendo a autoestima apenas um deles.
Normalmente, o lifting das mamas é procurado para solucionar algo que incomoda demasiadamente a mulher: o aspecto de seios caídos (ptose mamária). As causas que levam a esse quadro podem ser inúmeras.
Abaixo, estão algumas das mais comuns:
Processo natural de envelhecimento
O ser humano envelhece todos os dias – e o órgão que deixa isso mais visível é a pele. Portanto, os seios também sofrerão esse envelhecimento.
Por conta das mamas caídas, ação ocasionada por conta da falta de elasticidade, muitas mulheres buscam a mastopexia.
Após o período de amamentação
Quando uma mulher engravida, seus seios ficam maiores por conta da produção de leite. Sendo assim, a pele estica.
Quando a amamentação finaliza, os seios tendem a diminuir, fazendo com que a pele que estava esticada acabe ficando flácida.
Efeito da gravidade
A gravidade tem ação sobre todos os corpos presentes no mundo – e isso inclui as mamas. Dessa forma, os ligamentos que sustentam a região são enfraquecidos e ocasionam a queda dos seios.
Variações de peso
Quando alguém tem constantes perdas e ganhos de peso, muito provavelmente o volume das mamas também aumenta e diminui, o que causa a sua flacidez, devido à perda da qualidade da pele.
O pré-operatório na mastopexia
Sempre que alguém decide fazer uma cirurgia plástica, a primeira coisa que precisa ser feita é o agendamento de uma consulta com o cirurgião.
Nessa consulta, exames são solicitados a fim de verificar o quadro de saúde do paciente. Com tudo em dia, a cirurgia mastopexia já pode ser marcada.
Próximo à data, alguns cuidados precisam ser tomados:
- Não fumar nas 4 semanas que antecedem a cirurgia;
- Não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior;
- Interromper o uso de anti-inflamatórios 2 semanas antes;
- Estar em jejum de 8 horas (inclusive de água);
- Não usar brincos, anéis, pulseiras ou demais objetos no dia da cirurgia.
Mastopexia antes e depois
Antes de decidir por uma cirurgia, muitas pessoas buscam por mastopexia fotos
antes e depois. No entanto, é proibida a reprodução de tais imagens, seja em qual veículo for.
Por isso, a consulta inicial é muito importante. Inclusive, quando ela é feita com o Dr. André Ahmed, todas as dúvidas são sanadas e as fotos de antes e depois são mostradas.
Como é feito o lifting dos seios?
Em primeiro lugar, a cirurgia de levantamento dos seios deve ser realizada por um
cirurgião plástico de confiança e apto na função.
O Dr. André Ahmed é formado em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e estendeu sua formação em cirurgia geral e também em cirurgia plástica.
Dentre os títulos que possui está a inscrição no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Escolhido o
profissional para a mastopexia, é preciso saber, agora, onde o procedimento acontecerá. Para que tudo saia conforme o planejado, o ideal é que o local seja seguro e confortável, tanto para o médico quanto para o paciente.
No caso do Dr. André, todas as cirurgias são realizadas nos principais hospitais do Rio de Janeiro, como o Quinta D’Or, o Rio Day Hospital e o Barra Day.
O passo a passo da cirurgia
Realizada sob o efeito de anestesia geral, a mastopexia com ou sem prótese dura em torno de 3 a 4 horas.
Essa cirurgia pode ser feita tanto com a aplicação de prótese quanto sem – isso vai depender do que paciente e médico decidiram na consulta inicial.
Quando acontece a mastopexia sem protese, o cirurgião retira o excesso de pele dos seios e os eleva até a posição original.
Já quando é uma mastopexia com protese, além desse procedimento, ocorre também a introdução do implante mamário (prótese) do silicone na região das mamas. A prótese mamária pode ser inserida em plano subglandular ou submuscular.
Além do
levantamento dos seios, há a possibilidade de também reposicionar a aréola, além da diminuição do diâmetro da mesma, e também pode-se alterar o tamanho do mamilo.
Quanto à forma da cicatriz, tudo vai depender da quantidade de pele que precisará ser retirada. Basicamente, existem 5 tipos de incisões:
- Meia-lua superior: normalmente feita quando exige pouca retirada de pele e também para reposicionar a aréola;
- Em volta da aréola: técnica usada em mastopexia com prótese e quando também tem pouca retirada de pele, também chamada de mastopexia periareolar.
- T invertido: nesse caso, há mais retiradas de pele e a técnica junta uma cicatriz periareolar e uma inframamária com corte horizontal e vertical. A cicatriz vertical fica abaixo da aréola, e se estende até a cicatriz horizontal, que fica coincidindo com o sulco inframamário. Essa é a técnica mais utilizada, pois tem o potencial de retirar grande quantidade de pele. Indicada em casos de bastante flacidez.
- Periareolar e vertical: incisão feita quando precisa retirar pouca a moderada quantidade de pele;
- Em L: quando a quantidade de pele que precisa ser retirada é moderada a grande, a incisão é feita apenas na porção lateral da mama.
Quanto tempo para se recuperar de uma mastopexia?
Na maioria das vezes, a recuperação da mastopexia é tranquila e relativamente rápida.
Durante o período, recomenda-se repouso completo por 15 dias e alguns cuidados para que a abertura dos pontos não aconteça.
Depois de 10 dias de cirurgia, a paciente já pode retornar ao trabalho – dependendo de qual seja. Contudo, dirigir e fazer exercícios leves só depois de 40 dias.
Em quanto tempo desincha a mastopexia ?… Resposta: cerca de 3 meses.
Cuidados no pós-operatório na mastopexia
Conforme comentado anteriormente, alguns cuidados são necessários para que a recuperação da mastopexia com prótese ou sem prótese seja a melhor possível.
Veja quais são:
- Evitar esforços no dia da cirurgia;
- Permanecer sentada ou deitada com a cabeça elevada a 30° nas primeiras 24 horas;
- Não se expor ao sol durante 3 meses;
- Evitar movimentos amplos com os braços;
- Quanto a como dormir apos mastopexia, é muito importante que se evite deitar de barriga pra baixo nos primeiros 30 dias;
- Fazer uso de sutiã modelador por 30 dias;
- Evitar doces, frituras, refrigerantes e bebidas alcoólicas;
- Realizar sessões de drenagens linfáticas para amenizar as dores e inchaços.
Curativos
Assim que a cirurgia é finalizada, o próprio cirurgião fará um curativo impermeável, o qual será trocado pelo próprio médico por um mais simples. Depois, o curativo precisará ser refeito com frequência.
Em casa, limpe a região operada com soro fisiológico e aplique uma nova gaze sobre a cicatriz para absorver a secreção que a ferida pode expelir.
Cicatriz mastopexia
A cicatriz de mastopexia vai depender de qual incisão o cirurgião plástico optou por fazer em seu caso.
Relembrando, são 5 tipos de incisões – logo, 5 tipos de cicatriz:
- Meia-lua superior;
- Em volta da aréola;
- T invertido;
- Periareolar e vertical;
- Em L.
Quando o tecido começa a cicatrizar, ele passa por diferentes fases. Conheça quais são:
- Período imediato: é pouco visível e dura até o 30° dia;
- Período mediato: dura do 1° ao 12° mês, a cicatriz fica mais espessa e sua cor passa de vermelho para marrom;
- Período tardio: vai do 12° ao 18° mês e a cicatriz fica mais clara, além de começar a tomar sua forma definitiva.
É preciso ter em mente que toda cicatriz pode demorar até ficar bastante disfarçada. No caso da mastopexia cicatriz, sua evolução pode ser observada ao longo dos meses. Mas é apenas após o período de um ano que o resultado será completo.
Resultados
Com os devidos cuidados pós-operatório, é possível ver o primeiro resultado da mastopexia já no 1° mês. Todavia, os resultados finais (tamanho, posição e formato das mamas) só são observados, em média, dentro de 1 ano após o procedimento.
É sempre bom lembrar que o resultado dessa cirurgia, seja uma mastopexia sem prótese ou com
prótese, pode não ser para sempre, pois o processo de envelhecimento continuará acontecendo.
Logo, dependendo de como serão as consequências futuras, aconselha-se a realizar um novo lifting de mamas.
Dr. André Ahmed, a mastopexia gera algum risco?
É muito raro ter alguma complicação séria após o procedimento de mastopexia. No entanto, assim como em qualquer intervenção cirúrgica, pode ser que alguma desordem ocorra, como:
- Hematomas;
- Infecções;
- Necrose da pele;
- Abertura dos pontos;
- Seromas.
Dr. André Ahmed, quanto custa uma mastopexia?
Antes de tudo, é bom saber qual o tipo de mastopexia você vai querer fazer, se a clássica ou com prótese. Isso já ajuda a ter uma noção da mastopexia valor, pois uma é só para resolver a questão da flacidez da pele, enquanto a outra mexe, também, no tamanho das mamas.
Independentemente de qual tipo seja, a divulgação de mastopexia preço é proibida pelo Conselho Federal de Medicina e também pelo Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Porém, quando você vier até o consultório do Dr. André, localizado no bairro de Ipanema (Rio de Janeiro), além de saber mais detalhadamente sobre a mastopexia o que é, você também terá acesso aos valores, bem como as formas de pagamento.
Mastopexia com protese valor – você receberá o orçamento de sua cirurgia baseado no grau de dificuldade ou porte da sua cirurgia. Por isso, os orçamentos são individualizados.
Mastopexia com protese antes e depois
Fotos de resultados de mastopexia com protese antes e depois você terá a oportunidade de ver durante a consulta com o Dr. André Ahmed.
Mastopexia sem protese antes e depois
Você também terá a chance de ver resultados da mastopexia sem protese antes e depois durante a consulta com o Dr. André Ahmed.
Faça sua mastopexia no Rio de Janeiro
Desde o início de sua carreira, o Dr. André Ahmed exerce sua profissão com muito amor. Sendo assim, o seu empenho se relaciona diretamente com o resultado das cirurgias feitas em seus pacientes.
A cirurgia plástica é capaz de mudar totalmente a relação que um ser humano tem com o seu próprio corpo. E é por isso que todos os procedimentos realizados são feitos como se fossem únicos – até porque, de certa forma, eles são.
Ao optar por fazer uma mastopexia com o Dr. André, você não só será atendido com todo o conforto e bem-estar que merece, mas também estará nas mãos de um excelente profissional.
Para tirar todas as suas dúvidas sobre essa cirurgia, agende a sua consulta pelo seguinte número: (21) 99849-2177. O
Dr. André Ahmed e toda a sua
equipe terão um prazer enorme em atendê-la e ajudá-la a atingir o objetivo que tanto busca.
Em outras palavras…
Procedimento realizado para corrigir a flacidez da mama, a mastopexia consiste na retirada de pele e reorganização do tecido mamário, para se atingir uma melhor sustentação das mamas.
Com isso, se consegue posicionar as mamas de forma muito mais bela, e melhorar o seu formato. Muitas vezes, se utiliza uma
prótese de silicone, que terá a função de projetar um pouco mais as mamas, em áreas que necessitam de mais volume como por exemplo no colo.
Em grande parte dos casos, a cirurgia resulta numa cicatriz em forma de “T” invertido, que fica bem escondida.
Dr. André Ahmed realiza essa cirurgia com muita frequência, tendo a expertise necessária para atingir o resultado mais harmonioso e natural possível, considerando as particularidades de cada caso. São inúmeras pacientes super satisfeitas!
Recomendações Pré-Operatórias:
Na consulta é feita uma avaliação física completa e são solicitados exames laboratoriais.
- Para realizar a cirurgia de mastopexia é necessário que você esteja em boas condições de saúde;
- Informe ao médico os remédios que você usa normalmente pois alguns devem ser suspensos, como é o caso do anticoagulante;
- Avise ao médico em caso de gripe ou indisposição antes da cirurgia;
- Interrompa o uso de bebidas alcoólicas e do fumo;
- 8 (oito) horas antes do procedimento é preciso fazer jejum absoluto de alimentos sólidos e líquidos;
- No dia da cirurgia a paciente deverá levar um sutiã modelador compatível com o novo formato da mama;
- Outras Recomendações específicas serão dadas pelo Dr. André Ahmed.
Recomendações Pós-Operatórias:
É muito importante o uso do sutiã cirúrgico pois ele sustenta as mamas durante o processo de cicatrização.
A paciente deverá evitar de levantar os braços e de dormir sobre os seios.
Outras recomendações exclusivas tais como prática de atividade física e exposição solar, serão dadas pelo médico.
Veja mais, também, sobre outros
procedimentos, tais como:
lipoaspiração e a
abdominoplastia.