Mamoplastia Redutora
no Rio de Janeiro

Elimine o Peso das Mamas.
Mamoplastia Redutora Com Qualidade.

Agende sua consulta

Por Dr. André Ahmed

Mamoplastia redutora: o que é, quando é indicada e como é feita?

A Mamoplastia Redutora é indicadas para algumas mulheres que apresentam mamas muito grandes e pesadas. Esse quadro é chamado de hipertrofia mamária, que em casos muito exacerbados, recebe o nome de gigantomastia.

De uma forma geral, esse diagnóstico está relacionado a fatores genéticos, com importantes consequências nos pontos de vista estético e postural.

O peso das mamas pode levar a dores principalmente na coluna vertebral, ou no ombro, onde a alça do sutiã faz uma pressão extremamente incômoda.

Esteticamente, as mamas hipertrofiadas não apresentam harmonia com o restante do corpo, além de exibirem uma queda (ptose) associada ao peso de toda estrutura.

Ou seja, quando há hipertrofia mamária, as mamas se apresentam numa posição mais baixa do que aquela desejada pela paciente. São a causa de constrangimento social em boa parte das mulheres que sofrem com essa condição.

É muito comum o relato, por parte dessas pacientes, de não conseguirem colocar um biquíni sentindo-se confortáveis na praia, o que afeta gravemente a autoconfiança e autoestima dessas mulheres. Referem também, muitas vezes, que as mamas se “espalham” para os lados, de tal maneira que não conseguem adequar bem o biquíni ou sutiã.

Isso afeta profundamente a qualidade de vida da mulher que possui seios muito grandes. Diminuir as mamas por meio de uma cirurgia plástica é a única solução para esses casos

Portanto, a mamoplastia redutora é uma cirurgia capaz de melhorar substancialmente o estado emocional das mulheres portadoras de hipertrofia mamária.

Nessa cirurgia, a retirada de tecido mamário é realizada de tal maneira que o tecido remanescente seja montado em nova posição (preenchendo mais o colo) e a aréola possa subir.

Em casos muito selecionados, podem-se usar próteses pequenas, mesmo com a retirada de tecido mamário, com o objetivo de melhorar a forma das mamas, mas isso precisa ser avaliado caso a caso.

Vamos deixar claro que raramente poderemos utilizar prótese mamária na mamoplastia redutora.

Vamos aqui falar sobre outros aspectos da cirurgia para redução dos seios…. ou mamoplastia redutora.

Técnica que tem o objetivo de diminuir os seios, a redução de mama é fundamental para quem possui algum tipo de problema emocional relacionado à sua autoimagem, por conta da hipertrofia mamária.

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a cirurgia de redução mamária é a 5ª mais realizada no Brasil, totalizando a porcentagem de 9,9% de todas as plásticas do país.

A seguir, entenda mais sobre a cirurgia para diminuir os seios e as principais informações que você precisa saber.

O que é redução de mama?

A cirurgia de redução de seios é a cirurgia que remove o excesso de gordura, tecido glandular e pele das mamas para que a região fique proporcional ao seu corpo.

Além da questão estética, essa cirurgia também foca bastante na saúde da paciente, tendo em vista que problemas de coluna podem surgir em quem sofre com a hipertrofia mamária.

Portanto, dentre os objetivos que a redução de mama visa atingir estão a melhora na autoestima da mulher, bem como tratar o desconforto e dor.

Por que o crescimento exagerado das mamas ocorre?

Basicamente, existem dois motivos: a genética e o sobrepeso.

Genética

Quando a mulher está na puberdade, muitas vezes as mamas começam a crescer de maneira mais pronunciada do que o esperado, o que acaba deixando-as maiores que o normal.

Isso se deve a fatores genéticos. Perceba que há uma história familiar compatível com o quadro da paciente. Ou seja, mulheres da mesma família possuem seios grandes.

Sobrepeso

Vamos lembrar que o conteúdo das mamas é composto por glândula mamária e gordura. Portanto, o aumento do peso leva ao aumento do volume mamário devido ao acúmulo de gordura.

Muitas vezes, antes de realizar a redução de mamas em pacientes que estão acima do peso, o cirurgião plástico solicita que a paciente emagreça.

Quando a paciente passa pela cirurgia estando dentro do peso ideal para sua altura, o resultado de sua mamoplastia redutora é muito melhor.

Além disso, se a paciente se submete à cirurgia para diminuição dos seios, e depois perde peso, poderá desenvolver uma flacidez mamária decorrente da perda de consistência das mamas.

Portanto, a melhor opção é perder peso antes e operar depois, para que seja feito o planejamento correto da quantidade de pele que será retirada. E claro, o ideal é que a paciente se mantenha dentro peso adequado após a cirurgia.

Quando é indicada cirurgia para diminuição de seios?

Antes de tudo, decida pela mamoplastia redutora com o único objetivo de se sentir bem consigo mesma, e para não para atingir um padrão estético que agrade a outras pessoas.

Afinal, é você quem sofre com as questões de autoestima que as mamas demasiadamente grandes podem causar.

Uma vez decidido pela mamoplastia redutora, é hora de verificar se você está apta a realizá-la. Normalmente, a redução mamária pode ser feita a partir dos 16 anos, sobretudo em casos severos, em que a jovem adolescente está sofrendo com problemas no seu convívio social.

Há casos em que problemas psicológicos podem afetar o desempenho na escola e a formação de sua personalidade, a tal ponto de refletir na vida adulta futuramente, tanto no ponto de vista social quanto profissional.

Além disso, outros pontos podem ser fundamentais na hora da decisão final, tais como:

  • Dor nas costas, no pescoço e no ombro;
  • Alteração postural – tronco curvado, o que provoca alterações na coluna;
  • Autoestima afetada;
  • Dificuldades em encontrar roupas que se adequem ao corpo.
 

O pré-operatório

Quando uma mulher decide por diminuir seios, a primeira coisa que precisa ser feita é procurar um cirurgião plástico com experiência nessa cirurgia – como é o caso do Dr. André Ahmed.

Já na primeira consulta, o médico explicará exatamente o que é a cirurgia, como ela é feita, qual o tempo de recuperação e muitas outras informações sobre o procedimento.

Além disso, você também pode levar todas as suas dúvidas anotadas, pois esse é o momento de saná-las.

Para verificar se a paciente está em condições de passar por um procedimento cirúrgico, o cirurgião irá solicitar alguns exames, como o de sangue, eletrocardiograma e radiografia de tórax (para avaliação do risco cirúrgico).

Além de exame de imagem, que poderá ser uma ultrassonografia ou mamografia, pacientes com 40 anos ou mais, em geral, fazem mamografia, ao passo que aquelas mais jovem fazem ultrassonografia.

Ademais, algumas considerações são passadas para que tudo ocorra bem, como evitar tomar determinados tipos de remédios e parar de fumar cerca de 1 mês antes.

Outra questão importante que o médico poderá fazer é orientar quanto ao peso da paciente.

Como já comentado, a mama é formada por glândula e tecido adiposo, logo, quando a mulher está acima de seu peso, as mamas podem sofrer alterações também. Portanto, esteja dentro do peso ideal.

Veja algumas outras recomendações que precisam ser respeitadas no pré-operatório:

  • Comparecer ao hospital com 1h de antecedência;
  • Ficar em jejum de 8h, inclusive de água;
  • Não ingerir bebida alcoólica ou refeições pesadas na véspera da cirurgia;
  • Programar-se para 15 dias de repouso (no mínimo) no pós-operatório;
  • Informar sobre sintomas de gripe ou resfriado, caso esses ocorram dias antes da cirurgia;
  • Levar para o hospital o sutiã cirúrgico e os resultados de exames.
 

Mamoplastia redutora antes e depois

Infelizmente, a exibição de fotos de resultados da redução de seios, ou qualquer outra cirurgia plástica, é proibida pelo Conselho Federal de Medicina, mesmo que haja autorização da paciente e que sua identificação seja ocultada.

Portanto, você terá a chance de ver resultados com antes e depois mamoplastia redutora quando passar por consulta médica.

Como é feita a redução de mamas?

Em ambiente hospitalar, com toda a estrutura necessária para realização de uma cirurgia com segurança, a mamoplastia redutora ocorre com a paciente sob anestesia geral e dura em torno de 3 a 4 horas.

Durante o procedimento, o médico fará a remoção do excesso de gordura, glândula e pele que a paciente possui para que, assim, ela fique com mamas mais condizentes à estrutura de seu corpo.

Além disso, a redução mamária proporciona uma forma mais bela aos seios, bem como um efeito de suspensão dos mesmos.

Outro efeito promovido pela mamoplastia redutora é diminuição do diâmetro da aréola. Essa estrutura também é posicionada mais alta do que se encontrava originalmente.

Há diversas manobras que o cirurgião realiza para subir a aréola. Em casos muito acentuados de hipertrofia mamária, sobretudo nas gigantomastias, pode ser necessário retirar a aréola e enxerta-la na nova posição.

Menos peso para a paciente!!!

Conforme o tempo passa, a ação da gravidade age sobre o corpo humano, fazendo com que os seios pesados caiam. Sendo assim, durante a cirurgia de redução de mama, o cirurgião irá tirar o peso das mamas e montá-las numa posição mais alta.

Isso promove um grande alívio para a paciente, que durante muitos anos conviveu com aquele peso tão incômodo. E após a cirurgia de redução mamária, é muito comum as pacientes darem o relato do tipo: “Nossa!

Agora consigo me vestir e ver que a roupa caiu bem no corpo! Consigo agora usar aquele biquíni que sempre quis usar!”

Fechamento das incisões

Antes de realizar a sutura (pontos cirúrgicos), o cirurgião monta as mamas e verifica a simetria, para que se tenha certeza de que uma mama esteja o mais parecida possível com a outra.

Ao final, os pontos são feitos em diversas camadas para um melhor resultado da cicatriz. Suturas com fios absorvíveis são realizadas em grande parte. Independente disso, pode-se, ou não, utilizar cola cirúrgica.

Tempo de Internação

Quanto ao tempo de internação, geralmente é de menos de 24h. Ou seja, na maioria dos casos, a paciente opera de manhã e vai para casa no final da tarde, já estável e se sentindo bem.

Raramente, a paciente tem alta hospitalar no dia seguinte pela manhã.

Em qual local a redução de mama pode ser realizada?

A cirurgia para reduzir os seios precisa ser feita em hospital, com condições que proporcionem segurança e conforto para a paciente e para o médico.

Sendo assim, o procedimento deve ser realizado em um centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, com equipamentos e uma equipe treinada para isso.

Ao realizar a sua cirurgia com o Dr. André Ahmed, você será bem recepcionada em um dos melhores hospitais do Rio de Janeiro, podendo ser o Quinta D’Or, o Rio Day Hospital ou o Barra Day, havendo também algumas outras opções de ótimo padrão.

Dr. André, posso colocar prótese na mamoplastia redutora?

A redução de mamas pode ser realizada destas duas maneiras:

a mamoplastia redutora com prótese e a mamoplastia redutora sem prótese.

Geralmente, a prótese é utilizada na mamoplastia redutora quando se deseja um colo mais preenchido, mas isso precisa ser avaliado de maneira muito precisa e nem todas as pacientes serão candidatas ao uso de uma prótese de silicone.

Para se utilizar a prótese mamária numa mamoplastia redutora, essa prótese deve ser pequena, e o cirurgião deverá esvaziar bem o conteúdo mamário antes de inserir a prótese.

A presença da prótese precisa ser vista com bastante cautela, visto que aumenta a chance de intercorrências na cicatrização de uma mamoplastia redutora, devido ao aumento de tensão sobre a região suturada.

Mamoplastia redutora com protese antes e depois

Infelizmente, a divulgação de fotos de resultados são vetados pelo Conselho Federal de Medicina.

A recuperação

Assim que a cirurgia é finalizada, o cirurgião plástico deve fazer um curativo oclusivo caprichado, com uso de gazes e/ou micropore nas incisões, a fim de manter a região protegida de complicações imediatas, como algum tipo de infecção, ou deiscência (abertura de pontos).

Além disso, um dreno também pode ser colocado de maneira temporária para drenar qualquer excesso de fluido ou sangue que possa se acumular.

No pós operatório mamoplastia redutora, é necessário usar um sutiã modelador para minimizar o inchaço e sustentar as mamas. Também poderá ser indicado algumas sessões de drenagem linfática para auxiliar no processo de regressão do edema.

Conheça algumas outras observações referentes à recuperação da mamoplastia redutora:

  • Poderá haver a indicação de não molhar as mamas por alguns dias;
  • Nos primeiros 15 dias, é preciso evitar esforços;
  • O sutiã pós cirúrgico mamoplastia redutora deve ser usado, pelo menos, por 30 dias;
  • Evitar movimentos bruscos com os braços nos 20 primeiros dias é fundamental, assim como levantar peso, elevar muito os braços e deitar de lado ou de bruços;
  • Exposição ao sol e atividades físicas serão liberadas após 2 meses;
  • Os pontos são retirados em até 2 semanas.
 

Mamoplastia redutora cicatriz

Na redução de mamas, algumas cicatrizes podem ser deixadas nos locais de corte – mas nada muito visível, até porque elas vão clareando com o decorrer do tempo, e ficam escondidas na marca do biquíni.

Nessa cirurgia, a cicatriz resultante, na maioria das vezes, é em forma de “T” invertido. Ou seja, em torno da aréola, uma cicatriz vertical da aréola até o sulco inframamário e outra horizontal bem no sulco.

A extensão da cicatriz é diretamente proporcional à quantidade de pele a ser retirada. Quanto maior for a necessidade de retirada de pele, maior será a cicatriz.

Casos de simastia (mamas que são unidas uma com a outra), as cicatrizes no sulco inframamário de um lado e de outro podem se unir na região central, por questão de necessidade, evitando-se uma sobra de pele indesejada nessa área.

Dr. André Ahmed, quando os resultados começam a aparecer?

– Mamoplastia redutora inchaço:

Nos primeiros meses, as mamas estarão inchadas, porém já é possível observar o resultado da cirurgia. Contudo, o resultado definitivo será mais nítido após 3 meses.

– Mamoplastia redutora cicatriz:

As cicatrizes, que em geral são na forma de “T” invertido, podem demorar mais de 1 ano para amadurecerem e chegarem ao seu aspecto definitivo.

Lembrando: a qualidade estética da cicatriz é muito dependente da tendência individual de cada paciente. Algumas pacientes apresentam um cicatrização melhor do que outras.

É bom ter em mente que o resultado da mamoplastia redutora é permanente, mas que algumas situações podem provocar alterações, como oscilações de peso ou gestação posteriores à cirurgia.

Existem complicações para essa cirurgia?

Os riscos de uma redução de mama são as mesmas de qualquer cirurgia, como reações adversas à anestesia, infecções, abertura dos pontos, necrose ou queloide.

No caso da mamoplastia redutora, alterações na sensibilidade do mamilo ou da mama (temporárias ou permanentes) também podem ocorrer.

Porém, tomando algumas medidas preventivas, a incidência de complicações é mínima, e sem dúvida, os benefícios superam muito os possíveis riscos. São inúmeras pacientes muito satisfeitas com seus resultados!

Dr. André, posso amamentar depois de uma mamoplastia redutora?

Essa é uma das perguntas mais comuns no consultório do cirurgião plástico!

Após uma redução de seios, pode ou não a paciente conseguir amamentar. Não há uma garantia de que a paciente conseguirá amamentar.

E pode também ocorrer de a paciente amamentar por período mais curto, visto que a mamoplastia redutora altera muito a estrutura das mamas e dos ductos lactíferos.

Acontece também casos em que a paciente tem a sua lactação inalterada e consegue amamentar normalmente.

Portanto, essa resposta é bem incerta, porém o mais provável de haver uma perda na capacidade de amamentar, seja no quesito da quantidade de produção de leite ou tempo de lactação.

Dentre outros procedimentos que realizo, 2 que mais fazem sucesso são: abdominoplastia e Facelift.

Mamoplastia redutora valor

Assim como qualquer outra cirurgia plástica, a “ mamoplastia redutora preço “ é um item muito importante na hora de decidir operar ou não, para uma grande parte das pacientes que buscam por esse procedimento.

A divulgação de valores na internet é proibida pelo Código de Ética Médica do CFM. E preciso considerar que alguns tópicos são calculados no custo:

  • Honorários dos profissionais – cirurgião, anestesista, instrumentadora;
  • Custos hospitalares;
  • Medicamentos;
  • O porte da cirurgia
  • O grau de dificuldade
  • A presença de 1 ou mais cirurgiões auxiliares
  • O tempo cirúrgico
  • O gasto com material
  • A presença ou não de implante mamário
  • Quantidade de consultas de retorno
 

Ao agendar a sua consulta com o Dr. André Ahmed, você terá acesso ao valor total da cirurgia, bem como às formas de pagamento.

Mas lembre-se: o valor de um procedimento cirúrgico estético jamais pode ser o fator decisivo.

É preciso avaliar um conjunto de coisas, como condições em que a cirurgia irá acontecer e também a reputação do médico. Cuidado para não avaliar apenas as questões envolvendo custos, pois o barato pode sair caro.

Mamoplastia redutora no Rio de Janeiro

Para quem busca realizar uma plástica com quem entende do assunto e respeita o que você realmente deseja, o ideal é procurar o um cirurgião plástico renomado, bem avaliado e com qualificações e certificados de formação oficial em cirurgia plástica.

Com ampla experiência na área, o Dr. André Ahmed possui credibilidade quando o assunto é cirurgia plástica, pois todas as cirurgias que realiza são feitas com arte, bom senso e respeito aos anseios do(a) paciente.

Dr. André Ahmed atende em um dos cartões-postais da capital carioca: o bairro de Ipanema. Com um espaço composto com sala de espera, consultório médico e local para atendimento, Dr. André Ahmed preza pelo bem-estar de seus pacientes desde o primeiro contato.

Com ele, a excelência técnica dentro de um planejamento individualizado é seguida à risca, proporcionando aos seus pacientes resultados o mais próximo possível daquilo almejado por eles, claro, respeitando-se os limites de segurança.

Os Procedimentos mais Procurados

Dr. André Ahmed - Experiência e Credibilidade

Gisele Rodrigues
2021-10-27
Só tenho a agradecer pela equipe médica e principalmente pelo Dr. ANDRÉ. A cirurgia foi um sucesso, superou minhas expectativas, super indico... 🤩 Ano que vem estarei de volta para realização de outro procedimento!!!
Amanda Teixeira
2021-09-22
Dr André é excepcional em todos os aspectos, antes de encontrá-lo passei por outras 3 consultas com outros profissionais e não me senti confortável nem confiante para realizar o procedimento, mas com Dr André de cara já senti tudo que eu precisava para finalmente realizar meu sonho, ele foi e ainda é atencioso, cauteloso, realista, caprichoso e detalhista na minha cirurgia e me passou muita confiança, agora estou no pós operatório e ele juntamente com sua equipe estão me dando todo apoio necessário. Eu estou amando meu resultado muito obrigado Dr André eu acertei na escolha do meu Cirurgião ❤️
carla Ramalho
2021-09-17
Eu estou muito, mas muito feliz com meu resultado, doutor André Ahmed é dedicado ele se preocupar em trazer a sua alto estìma de volta, quer ver o melhor resultado na sua paciente, não conheci um doutor que me deixou tão confortável e segura em fazer uma cirurgia, me olho no espelho e me sinto feliz e estou apenas com poucos dias de operada, eu indico com toda certeza é um excelente profissional. Só tenho que te agradecer meu doutor, obrigada!!!
Raymarleite Leite
2021-09-17
Sou Rayane Paciênte Doutor André super satisfeita com minha cirurgia que realizei a 3 anos..Sou muito Grata ao Doutor André por ter devolvido minha Autoestima...Gostei tanto do meu resultado que hoje Levo meu Marido para ser mais um paciênte do Doutor André! Que Deus continue abençoando sempre suas mãos...
ISABELA FERREIRA
2021-09-11
Estou muito feliz com o resultado da minha cirurgia mamoplastia o dr André é um excelente profissional a equipe é super atenciosa estou muito satisfeita por ter escolhido operar com ele, um profissional detalhista inclusive na questão da cicatriz concerteza ele da o seu melhor no q faz .
Vanessa Alves
2021-09-11
Não tenho nada a reclamar, mas só a agradecer. Desde o primeiro dia de consulta, quando a Fabiana me acolheu, ela foi peça determinante para que eu pudesse dar continuidade ao meu sonho. Sandra a secretária tbm um amor de pessoa, sempre muito solícita. Lá no hospital Rio Day o atendimento tbm foi Top!!! Guilherme o anestesista inclusive me procurou um dia antes, pra saber um pouco do meu histórico de saúde, isso passa um pouco mais de confiança pra gente. Lá no centro cirúrgico ele conversou comigo, me acalmou. Todo suporte tive lá no hospital Rio Day. Infelizmente não me lembro do nome dos enfermeiros, mas lembro exatamente como cada um cuidou de mim com tanto carinho. Na verdade só lembro da Cris, um amorzinho de pessoa que me recebeu no centro cirúrgico e que tbm estava comigo no dia da minha alta. E enfim o Dr André... Dr André é um profissional muito dedicado. Observei no dia da minha alta o quanto ele é muito dedicado, detalhista e perfeccionista. Qualidades que realmente todo cirurgião plástico deveria prezar, mas que infelizmente não encontramos em todos. Porém Dr André Ahmed realmente é um excelente profissional, muito responsável, muito honesto, desde a 1° consulta ele foi muito claro comigo e honesto, me esclareceu sobre as possibilidades e limitações por no meu caso ser uma cirurgia secundária... Mas de verdade, Dr André fez um excelente trabalho. Apesar de eu ter apenas 4 dias de cirurgia e ainda estar muito inchada, o que é normal, ainda assim já consigo ver que o contorno é outro, aquele aspecto artificial que eu tinha de um bumbum marcado não existe mais. Sei que a evolução será ainda melhor. Sei que o resultado só vai evoluir pra melhor e isso já me deixa muito feliz e satisfeita. Estou tendo todos os cuidados seguindo todas as orientações do Dr André. Parte do resultado da cirurgia cabe tbm ao paciente, aos cuidados e responsabilidade no pós operatório e estou levando tudo a risca. Enfim estou muito feliz e satisfeita com o trabalho de excelência do Dr André Ahmed e toda sua equipe.
Manoela Rodriques borges
2021-09-11
Melhor médico , equipe maravilhosa me sentir muito segura, devolveu minha alto estima, parabéns dr André e para toda sua equipe
Alexandra Moreira da Silva
2021-09-10
Ótimo atendimento no consultório, ambas secretárias se mostraram dispostas a tirar todas nossas dúvidas. Médico obstinado a fazer tudo para que tenhamos ótimos resultados e bom pós operatório.. Atenção no pos cirúrgico integral. Me senti muito segura com toda equipe envolvida. Sonhando com a próxima cirurgia! Grata!
Carolina Oliveira Carolina
2021-09-10
Foi ótima doutor André um excelente profissional ele e toda equipe dele total confiança em breve eu retornarei pra fazer mas um procedimento .
Dani Fox
2021-09-10
Dr André é um excelente cirurgião! Recebi todo o apoio e atenção necessária tanto no pré quanto no pós operatório. Dr André e sua equipe sempre estiveram disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas, a qualquer hora. Sempre muito atenciosos. Fiquei muito feliz com o resultado das 2 cirurgias que fiz com ele (glúteo e mama) e super recomendo o trabalho dele.

Agende sua consulta