Blefaroplastia
no Rio de Janeiro

Renove seu Olhar.
O Sonho da Blefaroplastia ao Seu Alcance

Agende sua consulta

Por Dr. André Ahmed

Saiba o que é Blefaroplastia, como é feita e quais são suas indicações

Blefaroplastia no Rio de Janeiro

A Blefaroplastia é a cirurgia plástica que melhora a aparência das pálpebras superiores e inferiores, rejuvenescendo a região em torno dos olhos.

O que é a Cirurgia de Blefaroplastia?

A Blefaroplastia é a cirurgia plástica que melhora a aparência das pálpebras superiores, das pálpebras inferiores, ou de ambas, eliminando bolsas de gordura, rugas, flacidez e com isso rejuvenescendo a região em torno dos olhos.

Outros nomes utilizados para o procedimento.

• Cirurgia das pálpebras.
• Cirurgia pálpebras inferiores.
• Cirurgia pálpebras superiores.
• Plástica das pálpebras
Cirurgia Plástica das pálpebras

Para quem é indicado o procedimento?

O excesso de pele nas pálpebras e o mau posicionamento da gordura contida nessa região são uns dos fatores que mais conferem o aspecto envelhecido a um indivíduo.

A blefaroplastia superior e/ou inferior, ao corrigir essas características, oferece um importante ganho para o rejuvenescimento.

Os resultados são excelentes, com cicatrizes quase imperceptíveis, pois a pele da pálpebra apresenta cicatrização de ótima qualidade.

De fato, é incrível o aspecto de rejuvenescimento adquirido por quem se submete a uma blefaroplastia. Essa cirurgia pode ser feita sob anestesia local, com ou sem uma sedação leve, dependendo do paciente.

Com o processo de envelhecimento, ocorre a flacidez de pele nas pálpebras.
Esse é um quadro também chamado de dermatocalaze ou blefarocalaze.

O excesso de pele nas pálpebras leva a um olhar cansado, que carrega o estigma do envelhecimento, também pode prejudicar a visão em casos mais avançados, em que a pele excedente chega a comprometer parcialmente o campo visual.

Alguns casos também podem se apresentar com ptose palpebral, que é a queda da pálpebra como um todo, de maneira que a posição da borda ciliar se encontra mais baixa do que o normal.

Muito comum também a presença de bolsas de gordura mal posicionadas tanto na pálpebra superior quanto na pálpebra inferior.

Pessoas com esse problema ficam com um semblante cansado, e esse é um dos motivos que as fazem procurar uma solução. E essa solução muitas vezes é mais fácil do que se imagina!

Com uma cirurgia de palpebras, ou blefaroplastia, elas voltam ao seu devido lugar e eliminam a aparência de cansaço no paciente.

O que é blefaroplastia?

A blefaroplastia é a cirurgia que retira o excesso de pele nas pálpebras, além de também posicioná-las no lugar correto, diminuindo, assim, a aparência envelhecida e cansada.

Com a plastica das palpebras, o cirurgião também pode definir se é necessário retirar o excesso de gordura que, principalmente, as pálpebras inferiores podem apresentar. Esse é um procedimento conhecido entre os cirurgião plásticos como ressecção de bolsas adiposas.

A cirurgia de pálpebras pode ser feita de 3 maneiras distintas:

• Na pálpebra superior, também conhecida como blefaro superior;
• Na pálpebra inferior, chamada de blefaroplastia inferior;
• Nas duas.

Caso a pessoa queira um efeito de rejuvenescimento mais completo, há a possibilidade da aplicação de toxina botulínica associado à blefaroplastia.

Dependendo do planejamento e intenção do(a) paciente, outras cirurgias podem ser combinadas à blefaroplastia, como o lifting facial (facelift) e/ou suspensão do supercílio (ou sobrancelha).

Quando a cirurgia de blefaroplastia é indicada?

Muitas pessoas acabam pensando que a blefaro é procurada apenas para resolver uma questão estética. Contudo, a cirurgia também tem outra finalidade: a funcional.

A seguir, entenda qual a diferença entre as duas:

• Finalidade funcional: quando a pele das pálpebras está em excesso, ela pode cair sobre os cílios do paciente, causando a sensação de peso, cansaço e atrapalhando a visão.
• Finalidade estética: para quem procura um rejuvenescimento facial, a blefaroplastia pode ser uma solução também, pois ajuda a diminuir o processo natural do envelhecimento facial.

A cirurgia de pálpebras é normalmente indicada a partir dos 40 anos e tem como finalidade os seguintes pontos:

• Remover o excesso de pele ou gordura das pálpebras;
• Subir as pálpebras.

Se você tem menos de 40 anos e já se incomoda com algum grau de dermatocalaze, fique tranquilo. A cirurgia também pode ser feita em pessoas mais novas, principalmente se o problema está relacionado com fatores genéticos.

Para saber se essa é a solução mais adequada, o melhor a se fazer é marcar uma consulta com um cirurgião plástico de confiança – como o Dr. André Ahmed.

Qual cirurgião procurar?

Muitos médicos se propõem a realizar a cirurgia blefaroplastia, mas o mais indicado é que você converse com quem é especialista na área.

Isso é importante ressaltar porque quando tratamentos na região dos olhos são mal feitos, uma aparência artificial pode surgir e, inclusive, prejudicar a visão. E esse tipo de resultado ninguém quer ter, certo?

Caso você decida realizar a cirurgia com o Dr. André Ahmed, saiba que ele tem bastante conhecimento para fazer não só essa modalidade de cirurgia plástica.

Médico formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), o Dr. André também fez residência em cirurgia geral no Hospital Geral de Ipanema e, posteriormente, seguiu para a área de cirurgia plástica no Hospital Barata Ribeiro, escola do Prof. Ivo Pitanguy.

Ao realizar uma cirurgia blefaroplastia, você terá uma rápida recuperação e um breve retorno às atividades cotidianas.

O pré-operatório

O primeiro passo para que uma blefaroplastia seja feita, é agendar uma consulta com o cirurgião plástico escolhido. No caso do Dr. André Ahmed, o consultório fica localizado no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, e você pode agendar um horário ligando para (21) 2214-1866.

Na consulta inicial, uma bateria de exames será solicitada, para verificar se o paciente está em condições de enfrentar uma intervenção cirúrgica. Além disso, você também poderá tirar todas as suas dúvidas referentes à cirurgia plástica das pálpebras, como valor e tempo de recuperação.

Algo que as pessoas sempre querem ver é fotos da blefaroplastia antes e depois. Como não é permitido a divulgação dessas imagens na internet, o Dr. André as mostra apenas em seu consultório. Portanto, você também terá acesso a elas no momento da consulta.

Fora isso, algumas outras considerações são passadas ao paciente nessa primeira consulta

  • Em caso de qualquer anormalidade na região próxima às pálpebras, informar imediatamente a equipe médica;
  • Retirar toda a maquiagem do rosto no dia anterior à cirurgia;
  • Não fazer maquiagem no dia da internação;
  • Comparecer acompanhado no dia da cirurgia;
  • Trazer óculos escuros (será usado assim que a alta acontecer);
  • Jejum de 8h, inclusive de água;
  • Evitar medicamentos com AAS (ácido acetil salicílico) até 15 dias antes da cirurgia;
  • Outras solicitações poderão ser feitas a você, pois elas variam de pessoa para pessoa.
 

Como é feita a cirurgia de palpebras?

A blefaroplastia dura em torno de 40 minutos a 1 hora e é feita, na maioria das vezes, sob anestesia local e sedação.

Para que a cirurgia seja realizada, primeiro o médico delimita a região que será mexida – isto é, se na pálpebra superior, na inferior ou nas duas.

Depois, os cortes são feitos, a fim de retirar o excesso de pele e gordura (caso exista). Feito isso, a pele é suturada (costurada) com pontos delicados.

Em pessoas mais jovens, que normalmente não têm excesso de pele, e sofrem com aquelas bolsas de gordura protuberantes na pálpebra inferior, a blefaroplastia inferior transconjuntival pode ser feita.

Basicamente, essa cirurgia é realizada com uma incisão na conjuntiva da pálpebra inferior (parte interna da pálpebra) para retirar o excesso de gordura da região.

A retirada dessas bolsas adiposas melhora demasiadamente o aspecto das pálpebras inferiores, sem necessariamente que haja nenhuma incisão na pele.

A cicatrização na conjuntiva ocorre normalmente sem nenhum problema na blefaro inferior transconjuntival.

As técnicas cirúrgicas

Para que a cirurgia de pálpebras seja feita da melhor maneira, existem dois tipos de técnicas.

São elas:

Blefaroplastia inferior

A blefaroplastia inferior é a cirurgia procurada por quem tem flacidez cutânea e/ou bolsas de gordura em pálpebra inferior, e ela pode ser tanto interna quanto externa.

No caso da interna (transconjuntival), o médico vai afastar as pálpebras do paciente com um afastador, usando também um protetor ocular, para fazer a incisão na conjuntiva (a parte interna da pálpebra, que fica em contato com o globo ocular).

Depois, a gordura em excesso será removida e, por fim, realiza-se a sutura.

Já na blefaroplastia inferior externa, ou transcutânea, a incisão é feita primeiro na prega das pálpebras e, posteriormente, na camada muscular.

Dessa forma, a gordura orbital é acessada e retirada. Ao finalizar, as suturas necessárias são feitas. Nessa modalidade, o excesso de pele também pode ser removido, após descolamento da mesma.

Blefaroplastia superior

A blefaroplastia superior é focada em retirar outros elementos que estejam prejudicando a estética ou a visão do paciente, no que se refere à pálpebra superior.

Aqui, incisões são feitas na pele (para retirada do excesso de pele, com tratamento da flacidez), músculo orbicular do olho, no septo orbital (que fica abaixo da camada muscular) para que os depósitos de gordura possam ser acessados.

Depois de modelar o local com a retirada de pele e gordura, o cirurgião faz a sutura.

Como é o pós-operatório?

Depois que a blefaroplastia é feita, é normal que inchaços e hematomas surjam ao redor das pálpebras. Para amenizar isso, é indicado usar compressas geladas e elevar um pouco a cabeceira da cama, pois isso ajuda a minimizar esses sinais.

A recuperação da cirurgia de pálpebras leva em torno de duas semanas e algumas questões precisam ser consideradas durante esse período:

• Dormir de barriga para cima e com o travesseiro sob o pescoço e o tronco – assim, sua cabeça fica mais elevada que o corpo – nos primeiros dias;
• Utilizar óculos escuros quando sair de casa;
• Não utilizar maquiagem na região dos olhos;
• Não coçar os olhos;
• Passar protetor solar para que as cicatrizes não fiquem escuras.
• Evita sol por 2 meses

Dr. André Ahmed, quando os pontos são retirados?

Durante o processo de recuperação, você vai precisar voltar ao médico para retirar os pontos – geralmente removidos entre 5 e 7 dias depois da cirurgia.

Mesmo esses pontos sendo extremamente finos e internos, é necessário removê-los para que reações inflamatórias não aconteçam.

E os resultados? Quando começam a aparecer?

Depois de 15 dias você já pode ver os primeiros resultados da blefaroplastia. Mas atenção: os resultados definitivos são percebidos apenas depois de 3 meses.

Localização da cicatriz

A pele da pálpebra não é espessa, então isso faz com que a cicatriz da cirurgia fique disfarçada nos sulcos da pele e de excelente qualidade

Quando a cirurgia é feita na pálpebra superior, a cicatriz fica escondida no sulco palpebral.

Agora, quando ela acontece na pálpebra inferior, a cicatriz fica logo abaixo da linha ciliar, bem escondida.

Tag de busca: blefaroplastia antes e depois cicatriz – a pálpebra é uma das regiões do corpo com melhor qualidade estética de cicatriz.

Complicações e riscos

A cirurgia de palpebras é uma cirurgia de baixo risco de complicações, ocorrendo apenas inchaços e hematomas na região dos olhos, como alertado anteriormente.

Benefícios da blefaroplastia

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico muito satisfatório e, além do resultado estético, traz outros benefícios funcionais ao paciente.

Descubra quais são:

Diminui o peso das pálpebras

Por conta do excesso de pele e também de gordura na região das pálpebras, não é raro que a pessoa sinta um peso sobre elas e, consequentemente, alguns danos causados na córnea.

Ao realizar a cirurgia de pálpebras, a elevação das pálpebras é permitida e melhora consideravelmente o sistema ocular.

Quando o excesso de pele tampa a visão, a blefaroplastia é a solução para a ampliação do campo visual.

Melhora a autoestima

Muitas vezes, uma pessoa com flacidez palpebral sente sua autoestima comprometida. Dessa forma, quando a blefaroplastia é feita, não só a estética dela é modificada, mas também a autoconfiança é devolvida.

Existem contraindicações para essa cirurgia?

Da mesma maneira que a cirurgia de pálpebras é indicada para algumas pessoas, ela pode não ser recomendada para outras.

Algumas das restrições para a blefaroplastia são:

• Ter diabetes ou hipertensão descontrolada;
• Apresentar problemas oculares graves;
• Estar com alguma infecção em andamento.

É por isso que é fundamental a consulta inicial com um cirurgião, pois é ele quem irá te dizer se você pode ou não se submeter ao procedimento.

Quanto custa para fazer uma blefaroplastia?

A blefaroplastia valor pode variar de acordo com a sua condição.

De toda forma, para saber qual é o preço que você irá pagar, é preciso ter uma primeira consulta com o cirurgião plástico responsável pela cirurgia. Nela, você vai poder saber os valores e também as formas de pagamento.

Como não há a possibilidade da divulgação blefaroplastia preço pela internet, por conta do Código de Ética Médica ditado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e também pelo Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Por isso, é muito importante que você marque uma avaliação presencial com o Dr. André Ahmed.

Assim, ele vai poder analisar o seu caso, indicar qual o procedimento mais adequado e te passar o preço corretamente.

Faça a sua blefaroplastia com o Dr. André Ahmed!

Muitas pessoas ainda se sentem inseguras com a cirurgia de palpebras por não saberem exatamente blefaroplastia o que é.

Por conta disso, proporcionar conteúdos completos e de qualidade é fundamental para que cada vez mais pacientes possam encontrar na blefaroplastia a solução que procuram.

Assim como a blefaroplastia, a lacelift e a ginecomastia são procedimentos que têm ganhado espaço nas clínicas ao redor do Brasil, principalmente, com o Dr Andre Ahmed.

Se você tem vontade de resolver seu problema com pálpebras caídas, marque uma consulta com o Dr. André Ahmed. Ele irá te atender com todo o profissionalismo que você merece, além de te proporcionar uma cirurgia plástica com qualidade.

Os Procedimentos mais Procurados

Dr. André Ahmed - Experiência e Credibilidade

Gisele Rodrigues
2021-10-27
Só tenho a agradecer pela equipe médica e principalmente pelo Dr. ANDRÉ. A cirurgia foi um sucesso, superou minhas expectativas, super indico... 🤩 Ano que vem estarei de volta para realização de outro procedimento!!!
Amanda Teixeira
2021-09-22
Dr André é excepcional em todos os aspectos, antes de encontrá-lo passei por outras 3 consultas com outros profissionais e não me senti confortável nem confiante para realizar o procedimento, mas com Dr André de cara já senti tudo que eu precisava para finalmente realizar meu sonho, ele foi e ainda é atencioso, cauteloso, realista, caprichoso e detalhista na minha cirurgia e me passou muita confiança, agora estou no pós operatório e ele juntamente com sua equipe estão me dando todo apoio necessário. Eu estou amando meu resultado muito obrigado Dr André eu acertei na escolha do meu Cirurgião ❤️
carla Ramalho
2021-09-17
Eu estou muito, mas muito feliz com meu resultado, doutor André Ahmed é dedicado ele se preocupar em trazer a sua alto estìma de volta, quer ver o melhor resultado na sua paciente, não conheci um doutor que me deixou tão confortável e segura em fazer uma cirurgia, me olho no espelho e me sinto feliz e estou apenas com poucos dias de operada, eu indico com toda certeza é um excelente profissional. Só tenho que te agradecer meu doutor, obrigada!!!
Raymarleite Leite
2021-09-17
Sou Rayane Paciênte Doutor André super satisfeita com minha cirurgia que realizei a 3 anos..Sou muito Grata ao Doutor André por ter devolvido minha Autoestima...Gostei tanto do meu resultado que hoje Levo meu Marido para ser mais um paciênte do Doutor André! Que Deus continue abençoando sempre suas mãos...
ISABELA FERREIRA
2021-09-11
Estou muito feliz com o resultado da minha cirurgia mamoplastia o dr André é um excelente profissional a equipe é super atenciosa estou muito satisfeita por ter escolhido operar com ele, um profissional detalhista inclusive na questão da cicatriz concerteza ele da o seu melhor no q faz .
Vanessa Alves
2021-09-11
Não tenho nada a reclamar, mas só a agradecer. Desde o primeiro dia de consulta, quando a Fabiana me acolheu, ela foi peça determinante para que eu pudesse dar continuidade ao meu sonho. Sandra a secretária tbm um amor de pessoa, sempre muito solícita. Lá no hospital Rio Day o atendimento tbm foi Top!!! Guilherme o anestesista inclusive me procurou um dia antes, pra saber um pouco do meu histórico de saúde, isso passa um pouco mais de confiança pra gente. Lá no centro cirúrgico ele conversou comigo, me acalmou. Todo suporte tive lá no hospital Rio Day. Infelizmente não me lembro do nome dos enfermeiros, mas lembro exatamente como cada um cuidou de mim com tanto carinho. Na verdade só lembro da Cris, um amorzinho de pessoa que me recebeu no centro cirúrgico e que tbm estava comigo no dia da minha alta. E enfim o Dr André... Dr André é um profissional muito dedicado. Observei no dia da minha alta o quanto ele é muito dedicado, detalhista e perfeccionista. Qualidades que realmente todo cirurgião plástico deveria prezar, mas que infelizmente não encontramos em todos. Porém Dr André Ahmed realmente é um excelente profissional, muito responsável, muito honesto, desde a 1° consulta ele foi muito claro comigo e honesto, me esclareceu sobre as possibilidades e limitações por no meu caso ser uma cirurgia secundária... Mas de verdade, Dr André fez um excelente trabalho. Apesar de eu ter apenas 4 dias de cirurgia e ainda estar muito inchada, o que é normal, ainda assim já consigo ver que o contorno é outro, aquele aspecto artificial que eu tinha de um bumbum marcado não existe mais. Sei que a evolução será ainda melhor. Sei que o resultado só vai evoluir pra melhor e isso já me deixa muito feliz e satisfeita. Estou tendo todos os cuidados seguindo todas as orientações do Dr André. Parte do resultado da cirurgia cabe tbm ao paciente, aos cuidados e responsabilidade no pós operatório e estou levando tudo a risca. Enfim estou muito feliz e satisfeita com o trabalho de excelência do Dr André Ahmed e toda sua equipe.
Manoela Rodriques borges
2021-09-11
Melhor médico , equipe maravilhosa me sentir muito segura, devolveu minha alto estima, parabéns dr André e para toda sua equipe
Alexandra Moreira da Silva
2021-09-10
Ótimo atendimento no consultório, ambas secretárias se mostraram dispostas a tirar todas nossas dúvidas. Médico obstinado a fazer tudo para que tenhamos ótimos resultados e bom pós operatório.. Atenção no pos cirúrgico integral. Me senti muito segura com toda equipe envolvida. Sonhando com a próxima cirurgia! Grata!
Carolina Oliveira Carolina
2021-09-10
Foi ótima doutor André um excelente profissional ele e toda equipe dele total confiança em breve eu retornarei pra fazer mas um procedimento .
Dani Fox
2021-09-10
Dr André é um excelente cirurgião! Recebi todo o apoio e atenção necessária tanto no pré quanto no pós operatório. Dr André e sua equipe sempre estiveram disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas, a qualquer hora. Sempre muito atenciosos. Fiquei muito feliz com o resultado das 2 cirurgias que fiz com ele (glúteo e mama) e super recomendo o trabalho dele.

Agende sua consulta