A segunda plástica mais realizada no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a lipo convencional serve para retirar gordura do corpo.
Quer saber tudo sobre lipoaspiração? Neste post você entende o que é, para quem é recomendada, se oferece risco à saúde e como é o antes e depois da operação. Confira:
O que é lipoaspiração? É o mesmo que lipoescultura?
A lipo convencional é a cirurgia plástica para retirar gordura localizada subcutânea do corpo por meio de uma intervenção cirúrgica que realiza incisões na pele para inserir cânulas com orifícios e assim fazer a aspiração.
Já a lipoescultura, é a cirurgia plástica que serve para aspirar a gordura em áreas indesejadas, aproveitando-a para injetá-la em áreas do corpo que necessitam de preenchimento.
A lipoaspiração e a lipoescultura costumam se complementar quando a gordura localizada retirada da paciente em uma lipo na barriga, por exemplo, é usada para preenchimento do glúteo.
Principais tipos de lipoaspiração
- Lipo de abdômen
- Lipo de dorso (costas)
- Lipo de flancos
- Lipo nos braços
- Lipo nos joelhos
- Lipo no papada
- Lipo nas coxas e culotes
Lipoaspiração na barriga
A famosa lipo na barriga é uma das mais procuradas por quem quer eliminar as gordurinhas a mais apenas na parte frontal do abdômen. Porém, é possível realizar também a lipoaspiração de barriga e costas num mesmo procedimento.
Lipo de culote e de parte interna da coxa
Serve para retirar a gordura localizada das coxas. Em muitos casos, a lipo de culote costuma ser realizada em conjunto com a lipoaspiração da parte interna das coxas.
Para quem é recomendada a lipo
A lipoaspiração convencional é recomendada para pessoas que estão no peso ideal ou com poucos quilos a mais, porém têm algumas gorduras localizadas que as incomodam em uma determinada região do corpo e por isso querem se livrar delas.
Portanto a lipo não é uma cirurgia plástica para emagrecimento, como por exemplo, a bariátrica. E sim para melhorar a autoestima da paciente que passa a ter a silhueta sonhada.
Quais são os riscos de uma lipoaspiração?
Quanto mais acima do peso ideal, mais arriscado se torna o procedimento. Portanto obesos têm risco aumentado para inflamações e infecções, em qualquer tipo de lipo, assim como diabéticos e cardiopatas.
Já os fumantes correm mais risco de desenvolver tromboses e necroses entre outros quadros graves.
Lipoaspiração: antes e depois da cirurgia plástica
Pré-operatório da lipo
O primeiro passo para ter o melhor resultado possível com um procedimento estético é contar com um cirurgião plástico de confiança (de preferência da SBCP para você ter a certeza que é um especialista qualificado).
Nas consultas, o médico avalia o estado de saúde da pessoa que deseja fazer o procedimento por meio de exames que são indispensáveis. Vale lembrar que antes da lipoaspiração, é preciso tomar alguns cuidados especiais como:
- Avisar ao cirurgião plástico se estiver com sintomas de gripe, ou alguma indisposição, até 48 horas antes da lipo
- Pode ser necessário parar de tomar alguns remédios, mas apenas com ordem médica
- Não consumir bebida alcoólica e nem fumar antes da cirurgia plástica
- Jejum total de 8 horas
- Pode ser que no seu caso haja outras recomendações específicas
Tem que emagrecer para fazer lipoaspiração?
Para fazer qualquer tipo de lipo é necessário ter boa saúde e estar o mais próximo possível do peso ideal porque a lipoaspiração só serve para retirar gorduras localizadas de determinadas regiões do corpo e não para emagrecimento.
Se a pessoa está muito acima do peso, o procedimento não é recomendado porque há risco aumentado de complicações e de um resultado esteticamente ruim. Porém, se a paciente estiver com poucos quilos a mais, ela pode precisar eliminar alguns quilos antes do procedimento.
E dependendo do caso e da recomendação do cirurgião plástico, para obter melhores resultados, pode ser necessário realizar outras plásticas junto com a lipoaspiração como, por exemplo, a abdominoplastia para remover excesso de pele e tonificar músculos abdominais.
Como é feita a lipoaspiração na barriga?
Existem diferentes técnicas de procedimento cirúrgico, porém uma das mais usadas atualmente é a tumescente porque o paciente tem menos sangramento durante a lipoaspiração e menos dores no pós-operatório. Nessa técnica, antes de iniciar a lipoaspiração, o cirurgião injeta soro fisiológico com substâncias que ajudam a diminuir o calibre dos vasos sanguíneos presentes no tecido subcutâneo, levando a menos sangramento e menos dor no pós-operatório
Em uma lipo na barriga, o cirurgião plástico realiza incisões pequenas com base nas áreas em que há gordura localizada a ser retirada do abdômen do paciente. Dessa forma é possível inserir as cânulas que contêm orifícios para sucção de gordura facilitando o processo.
Quanto tempo leva para se recuperar de uma lipoaspiração?
Varia de pessoa para pessoa, inclusive se além da lipo convencional, foi realizada outra cirurgia plástica junto. Mas, a recuperação da lipoaspiração em si é rápida.
Como as dores e desconfortos maiores ocorrem nas primeiras 48 horas após a operação, a previsão é que em 1 semana a pessoa esteja recuperada para retornar as atividades cotidianas.
Vale lembrar que as manchas roxas ocasionadas pelo procedimento costumam continuar por aproximadamente 3 semanas,o que pode ser amenizado com a ajuda de drenagem linfática. Porém há uma regressão gradual do inchaço por meses.
Quanto tempo tem que usar cinta após lipo?
Indispensável na recuperação da lipoaspiração ou lipoescultura, a cinta modeladora precisa ser utilizada para compressão da área e ainda ajuda a manter a nova silhueta.
O tempo de uso vai depender da recomendação do médico de acordo com os progressos da paciente, porém costuma ser por pelo menos 1 mês.
Quanto custa uma lipoaspiração?
O preço de uma cirurgia plástica para retirar gordura do corpo pode variar bastante de acordo com alguns fatores como:
- Quantos procedimentos estéticos serão realizados com a lipo: por exemplo é lipoaspiração + lipoescultura + abdominoplastia ou só lipo convencional?
- Porte da Cirurgia: depende da quantidade de gordura a ser retirada, e quais áreas serão operadas.
- Equipe médica: além do cirurgião plástico, é preciso contar com o anestesista, instrumentadora e mais um cirurgião auxiliar
- Exames, acessórios e remédios: ao fazer uma lipoaspiração, há gastos necessários como cinta modeladora, medicamentos, drenagem linfática, etc.
Quer saber se a lipoaspiração é recomendada no seu caso? Entre em contato!